Reunião de Estudos de Mercado (Focus Group)

O que é uma Reunião de estudos de mercado (Focus Group)?

Uma reunião de estudos de mercado é  uma conversa informal entre um grupo de pessoas, na qual se trocam ideias e opiniões acerca do tema em estudo, segundo a orientação do moderador. Os temas são sempre fáceis e acessíveis, pois serão sobre produtos e serviços com os quais os participantes estão familiarizados, que fazem parte do seu dia a dia, da sua experiência. Os estudos poderão ser acerca de um novo produto a ser lançado, acerca de uma campanha publicitária, uma mudança de imagem, de nome ou de embalagem.

Qual a duração das reuniões?

As reuniões, normalmente, têm uma duração aproximada de 2h30, porque se discutem vários aspectos e para que todas as pessoas tenham tempo para dar a sua opinião. Quando a pessoa é convidada a participar é informada da duração do estudo, bem como do valor da senha que irá receber.

O que recebo por participar?

Como forma de agradecermos a participação, e sem qualquer contrapartida, oferecemos no final da reunião uma senha num valor aproximado de 35€. Este valor poderá ser diferente, caso a duração da reunião seja mais curta ou mais longa, no entanto, será sempre informado do valor, quando é convidado. Estas senhas poderão ser de supermercado, de centros comerciais, de gasolina, de lojas de brinquedos, etc. Tentaremos sempre que sejam o mais adequadas ao tema do estudo.

Entrevistas (Individuais, Duais, Tríades)

O que é uma Entrevista de estudos de mercado?


É uma conversa informal entre o participante e o entrevistador, em que o segundo vai colocando questões às quais o participante vai respondendo. Os temas são sempre fáceis e acessíveis, pois são acerca de produtos e serviços com os quais os participantes estão familiarizados, que fazem parte do seu dia a dia, da sua experiência. O estudo poderá ser sobre um novo produto a ser lançado, acerca de uma campanha publicitária, uma mudança de imagem, de nome ou de embalagem. Estas entrevistas poderão ser individuais, com um par de participantes, ou até mesmo com três.

Qual a duração das entrevistas?

As entrevistas costumam ter uma duração que varia entre os 45 min. e 1h30, dependendo do numero de perguntas que o entrevistador tenha de colocar. Quando a pessoa é convidada a participar é informada da duração da entrevista, bem como do valor da senha que irá receber.

O que recebo por participar?

O valor da senha varia consoante a duração da entrevista, sendo normalmente entre 25 a 30€. Estas senhas poderão ser de supermercado, de centros comerciais, de gasolina, de lojas de brinquedos, etc. Tentaremos sempre que sejam o mais adequadas ao tema do estudo.

Compras Acompanhadas

O que é uma Compra Acompanhada?

É uma ida às compras, acompanhada por um entrevistador, que vai realizando uma entrevista durante essa mesma compra, onde vai colocando as questões que lhe pareçam relevantes. Pretende-se que o participante haja de uma forma natural, como se se tratasse das compras do seu dia-a-dia. Poderá ser pedido que realize a compra de um tipo de produto em específico, bem como que realize uma compra geral, do mês. O objectivo deste tipo de estudos poderá ser conhecer as rotinas das pessoas ao fazerem as suas compras, bem como avaliar a própria loja, em termos de ofertas, organização e arrumação, etc.

Qual a duração da Compra Acompanhada?

Não terá uma duração pré estabelecida, pois irá variar consoante o tempo que o participante leve a realizar as suas compras.

O que recebo por participar?

Consoante o tipo de compra pretendido, o valor poderá alterar, no entanto, o participante será informado quando for contactado.

Prova de Produto

O que é uma Prova de produto?

É uma situação em que será convidado a ir provar determinado produto. Estas provas poderão ser de diversos produtos, tais como, café, cereais, chocolates, vinho, pizzas entre outros. De seguida, será pedido que responda a um questionário, com base na prova que efectuou. Se o produto em estudo for, por exemplo, café, poderemos pedir-lhe que prove 3 tipos de café diferentes, bem como, poderemos necessitar que prove 8 cafés diferentes. Neste segundo caso, seria necessário convidá-lo a participar na prova duas vezes, pois a partir de certo número de provas já não seria possível conseguir distinguir as diferenças entre os produtos. Estes estudos de provas têm como objectivo a avaliação de um novo produto a ser lançado, ou uma nova variedade desse mesmo produto, ou simplesmente alguma alteração a esse produto já existente.

Qual a duração da Prova de produto?


Estes estudos habitualmente têm uma pequena duração, já que o questionário não costuma contemplar muitas questões. Poderá ser necessário participar mais do que uma vez.

O que recebo por participar?

O valor da senha contempla a duração da prova e o número de participações a realizar, sendo normalmente superior a 10€.

Posso indicar amigos?


Poderá sempre sugerir-nos a amigos, colegas, familiares, etc. A PONTIS agradece. Não poderemos é convidá-los para os mesmos estudos em que esteja presente, pois tal poderia comprometer a dinâmica do grupo.

Onde se realizam os Estudos?


Poderão realizar-se nas instalações dos nossos clientes (em zonas de boa acessibilidade) ou em salas de hotéis alugadas para o efeito. Sempre que seja convidado a participar, ser-lhe-á dada a morada e as respectivas indicações para lá chegar.

Como é feito o recrutamento?


Será contactado telefonicamente e faremos um pequeno questionário, que serve, unicamente para verificar se tem o perfil adequado ao assunto em estudo. É importante que as respostas sejam sinceras e espontâneas, para que a sua participação seja uma mais valia. Não faria sentido ser convidado a provar um produto do qual não goste, ou a falar sobre algo que não conhece.

Serei sempre convidado a participar?


É provável que não seja sempre convidado a participar, porque para que o estudo de mercado tenha qualidade, é fundamental que as pessoas que nele participem, se enquadrem verdadeiramente no perfil delineado para o estudo em causa. Esse perfil será estabelecido consoante o objectivo do estudo, pelo que poderemos estar à procura de consumidores de determinado produto bem como de não consumidores.

E se não puder comparecer?


Na altura em que é contactado informamos o dia e hora em que a reunião se irá realizar. Se não tiver disponibilidade não terá qualquer problema, voltaremos a contactá-lo para um estudo futuro. No caso de ter ficado convidado, e não puder comparecer, pedimos que nos avise, com a maior antecedência possível, pois teremos de convidar outra pessoa para o substituir, o que poderá ser complicado, em casos em que o perfil seja mais específico. Estes estudos necessitam de um número mínimo de participantes para que se possam realizar, e se o mesmo não for atingido há o risco de o mesmo ter de ser cancelado. É também importante que chegue a horas, para que os restantes participantes não tenham de esperar e para que o estudo possa também terminar à hora prevista.
PREENCHA O FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO FORMULÁRIO